O que é: É um exame diagnóstico invasivo, que pode ser realizado de forma eletiva (com agendamento prévio) ou em casos de emergência (pacientes com quadro clínico de infarto agudo do miocárdio). O objetivo deste exame é diagnosticas a presença de obstruções das artérias coronárias, avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e realizar medidas de pressão nas cavidades do coração.
Como é feito: O exame é realizado sob anestesia local e poderá ser feito através de punção de uma artéria e/ou veia da perna ou braço. Em seguida, são introduzidos cateteres especiais, guiados até o coração, por meio de um equipamento especial de Raios-X. Posteriormente, são realizadas injeções de contraste, através dos cateteres, para a visualização da artérias coronárias, das valvas cardíacas e das câmaras do coração.
Quais as indicações: O exame é indicado para confirmar a presença de obstruções nas artérias coronárias, doenças das valvas cardíacas e músculos do coração, avaliar e detectar doenças da aorta e dos vasos pulmonares.
Qual a duração do exame: A duração média do exame é de 20 a 30 minutos. Porém, em alguns casos, o procedimento poderá durar mais tempo, em virtude da dificuldade técnica do exame (ex.: variações anatômicas, pacientes revascularizados etc).
Quais são os riscos do exame : Por se tratar de um exame invasivo, é natural que o exame apresente riscos. As complicações mais graves, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e sangramento no local da punção são raras, com risco de ocorrência inferior a 1%. Outros riscos, devido ao uso de contraste, como alergia, arritmias e insuficiência renal, também podem ocorrer. Como descrito, tais complicações são raras e o exame é realizado por uma equipe médica altamente especializada e qualificada, com preparo para atender a qualquer tipo de complicação.