Infarto Agudo do Miocárdio:

O que é: O Infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é decorrente da obstrução de uma artéria do coração. Uma vez obstruída completamente a artéria, a mesma não é capaz de levar sangue a determinadas áreas do músculo cardíaco e o mesmo começa a sofrer um processo de isquemia ( falta de oxigênio ) e necrose ( morte da células ). Todo quadro de Infarto é considerado grave e nos casos mais extremos pode levar a morte.

Quais são os sintomas: A sintomatologia mais comum é uma dor no peito, repentina ou desencadeada por esforço, tipo aperto, podendo irradiar para os braços, pescoço, mandíbula, ombros e dorso, associada a sudorese e mal estar, com duração superior a 20 minutos.

O que fazer: O ideal é procurar por ajuda médica, seja através do acionamento do SAMU ( 192 ) ou ser levado a um pronto socorro por um acompanhante, o mais rápido possível.

Tratamento: O tratamento ideal é a realização de um cateterismo cardíaco e após a localização da obstrução, realizar um procedimento chamado angioplastia coronária com implante de uma prótese metálica chamada stent. Em locais onde este tratamento não está disponível , o ideal é que seja administrada uma medicação chamada trombolítico, que ajudará na desobstrução da artéria culpada pelo infarto.