O que é : A hipertensão arterial sistêmica, ou “pressão alta”, é uma condição crônica caracterizada pela elevação dos níveis da pressão sanguínea nas artérias. A hipertensão é diagnosticada quando os níveis tensionais ultrapassam os valores de 140 x 90 mmhg e com isso o coração precisa de um esforço adicional para que o sangue seja distribuído corretamente em nosso corpo. A hipertensão arterial é fator de risco para doenças como : infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurismas arteriais, insuficiência cardíaca e renal.
Sintomas: A hipertensão arterial é na maioria da vezes uma doença silenciosa, ou seja , assintomática. Quando os sintomas aparecem, geralmente a pressão encontra-se muito elevada e esses sintomas podem ser dor no peito, dor de cabeça, tonturas, turvação visual, sangramento nasal, zumbidos no ouvido e fraqueza.
Diagnóstico: O diagnóstico de hipertensão arterial é feito através da aferição ( medição ) dos níveis da pressão arterial em consultório médico ou através de monitorização ambulatorial ou residencial dos níveis tensionais, com uso de equipamentos domésticos.
Tratamento: Uma vez diagnosticada a hipertensão arterial, o tratamento é feito com administração de medicações anti-hipertensivas e modificações no estilo de vida, como por exemplo, ter uma dieta saudável com menos sal e praticar atividades físicas regulares.