O que é: É um procedimento minimamente invasivo para implante de uma prótese aórtica sem retirada da válvula nativa.
Como é feito: O implante percutâneo da válvula aórtica é realizado por meio de punção da artéria femoral. Um cateter é colocado na virilha do paciente com a válvula artificial comprimida no seu interior. O dispositivo então, segue pela artéria femoral e entra no coração através da valva aórtica doente, onde a prótese será expandida e implantada. O procedimento é realizado com auxílio de um equipamento especial de raio X e ecocardiograma.
Quais as indicações: O implante percutâneo de válvula aórtica está indicado para pacientes que apresentam alto risco cirúrgico para cirurgia de troca valvar convencional, como por exemplo: idade avançada, comorbidades associadas ou contra indicações para a técnica convencional.
Qual a duração do procedimento: O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou apenas com sedação e anestesia local a depender da condição clínica do paciente. Em média, o procedimento dura 1 hora.
Quais são os riscos do procedimento: A técnica de implante percutâneo da válvula aórtica em pacientes selecionados, apresenta menor risco que a cirurgia convencional. Os riscos inerentes a técnica variam conforme a condição de saúde de cada paciente, portanto é fundamental uma avaliação multiprofissional para determinar os riscos e medidas que serão adotadas para minimizar os mesmos.