Sexo após Infarto Agudo do Miocárdico: Tabu ou Desinformação ?

19 de junho de 2020
Autor Dr. Luiz Claudio Mendes Carvalho

É frequente que pacientes acometidos por Infarto Agudo do Miocárdio tenham inúmeras dúvidas em relação a retomada de suas atividades diárias, sejam elas profissionais ou sociais.

Após um quadro de Infarto do Miocárdico, muitos pacientes ficam fragilizados do ponto de vista emocional e psíquico e esta fragilidade pode impactar negativamente na sua qualidade de vida.

Um ponto que muitas vezes é pouco abordado, seja por ser de questão intima, seja por tabu, é a prática de atividade sexual após o infarto agudo do miocárdio. Mas afinal, é possível retomar a vida sexual ? Se é possível, qual o melhor momento ?
Sem dúvida alguma, a resposta é sim, é possível a retomada da atividade sexual após o infarto do miocárdio. Lembramos aqui que o sexo, é considerado uma atividade física de moderada intensidade e que apresenta os mesmos benefícios em termos de qualidade de vida que uma atividade física regular nos proporciona.

Respondida a primeira pergunta, precisamos agora nos ater no melhor momento para retomar a atividade sexual. Sabidamente a extensão do Infarto do Miocárdio é diferente entre os indivíduos acometidos por esta patologia. Podemos ter pessoas com quadros de leve, moderada ou grande extensão do Infarto do Miocárdio e suas implicações são diferentes em cada um destes cenários.
Sendo assim os indivíduos acometidos por infartos de pequena extensão e sem complicações, podem retomar a sua atividade sexual mais precocemente, em torno de duas a três semanas após o evento cardiovascular; já aqueles que foram acometidos por infartos de moderada a grande extensão deverão ser submetidos a avaliação cardiológica prévia e retomar a atividade sexual seguindo as recomendações médicas individualizadas.

Uma outra questão em relação a vida sexual após o infarto é a ocorrência de disfunção sexual e perda de libido, tanto em homens quanto em mulheres, impactando na frequência e na satisfação com o sexo. Isso pode ocorrer devido a diferentes motivos, dentre eles podemos citar: o medo, a ansiedade, a depressão pós infarto, doenças crônicas e ao efeito colateral de algumas medicações. Desta forma, é fundamental que pacientes acometidos por infarto do miocárdio façam um acompanhamento multidisciplinar rigoroso, incluindo médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.
Então não hesite, em caso de dúvidas agende sua consulta !!!

O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Luiz Claudio Mendes Carvalho, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas.

Dr. Luiz Claudio Mendes Carvalho

Cardiologia Clínica e Intervencionista

Membro da Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Compartilhe esse post nas suas redes sociais